sábado, 5 de julho de 2008

Evgen Bavcar

Bavcar é deficiente visual desde os 12 anos de idade e fotografa desde os 16, nasceu em 1946 na Eslovenia e atualmente mora em Paris, e é doutor em filosofia, estética e história pela Sorbonne. Suas fotografias geram polêmica, pois muitos pensam que para fotografar é preciso possuir visão. Mas o que é ver, afinal? Para essa pergunta Bavcar responde que “Quando nós imaginamos as coisas, nós 'existimos'”
E como Bavcar não pode ver se utiliza de outras formas de percepção. O fotógrafo costuma dizer “eu fotografo contra o vento”. Através do vento ele pode sentir o cheiro das coisas, ouvir os ruídos emitidos, o vento indica onde as coisas estão... o vento faz com que Bavcar possa “ver”
Para Evgen Bavcar, todos nós temos uma necessidade de reunir imagens para que possamos criar um espelho interiorque possa expressar nossa atitude junto à realidade que permeia nosso corpo. O desejo por imagens, conseqüentemente, é o trabalho interno que consiste em criar, baseado em cada um de nossos pontos de vista válidos, um possível e aceitável objeto para nossa memória. Nós só podemos ver o que conhecemos: não há visão além desse conhecimento.









Um comentário:

Charles Morphy D. Santos disse...

Olá, Srta. Kiss!
Gosto do seu blog mas sinto falta de atualizações... gostaria de ver mais fotos suas!
Beijo!